sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dicas para fazer a mala das férias

Chegadas as tão aguardadas férias chega também a altura de fazer a mala!
E se para algumas pessoas isso é tarefa fácil para outras é quase impossível colocar roupa, acessórios, sapatos, cremes e maquilhagem numa bagagem de 20 kg.

E como não é tarefa fácil há que estabelecer prioridades, deixo-vos aqui algumas dicas para fazerem uma mala para 8 dias de viagem.

#1 Destino e clima

A roupa que vamos levar é muito influenciada pelo clima do destino que escolhemos para férias, assim a primeira coisa a fazer é ver a previsão meteorológica do destino de férias, basicamente temos dois tipos de destinos: aqueles que sabemos estará sempre calor e aqueles em que as noites muitas vezes são frias e nos quais podemos apanhar manhãs mais frescas, ou até mesmo chuva.

# 1.1 Clima tropical
Se vão viajar para um local onde as temperaturas rondam os 30 graus quase todo o ano e que quase não há precipitação ou quando há chove uns 30m e passa devem dar privilégio a peças ultra leves e frescas:
Tecidos de algodão, chifon e sedas leves.
Roupas curtas: calções, saias, vestidos e jumpsuits
Casacos e calças só para a viagem de avião.

# 1.2 Clima incerto
Se vão viajar para um local onde a certeza de calor não é 100% não desesperem não precisam de ir carregadas de roupa só porque não têm a certeza do tempo:
- Optem por levar vestidos e saias compridas, mesmo que sejam de tecidos frescos protegem da brisa.
- Levem uma echarpe branca ou de outro tom neutro podem usar com tudo, são ótimas para proteger os ombros e ocupam pouco espaço.
 - Levem um casaco de malha, não precisa de ser muito quente, mesmo numa noite mais fria com a echarpe deve ser suficiente.

#2 Higiene e maquilhagem

Nas férias querem-se coisas práticas, ninguém tem paciência para fazer uma maquilhagem de 2h, mas existem sempre coisas que têm de nos acompanhar:
- Kit solar: protetor solar corpo, protetor solar específico para rosto (de preferência que funcione como hidratante), batom com proteção solar ou stick zonas sensíveis, spray protetor cabelo e claro um bom creme hidratante pós solar.
- Hidratação e higiene: se tiverem oportunidade compram um kit de viagem da vossa marca favorita, ocupam pouco espaço e pesam muito menos que as embalagens normais, devem levar um creme de noite, desmaquilhante, shampoo e máscara de preferência de uma gama solar, óleo 3 em 1 rosto, corpo e cabelo, gel de banho, deo e claro o vosso perfume favorito.
- Maquilhagem: em muitos pacotes de férias estão incluídos jantares e eventos com dress code clássico por isso convém levar maquilhagem para acompanhar o outfit mais sofisticado, não é preciso muita coisa, um BB cream ou base (não se esqueçam de escolher um tom ou dois acima do vosso normal vão ficar morenas), eyeliner, rímel, um set de sombras (escolham um com vários tons), pó compacto (em sítios muitos quentes ajuda a manter a pele sem brilho) e 2 batons e um gloss (sugiro um batom vermelho e outro numa cor do vosso agrado e um gloss rosa claro que fique natural assim cobrem quase todas as ocasiões).
- Medicamentos: não se esqueçam de levar um kit de medicamentos que contenha pelo menos paracetamol e anti-inflamatórios, acrescentem um antialérgico em pomada e anti-histamínicos em comprimidos, medicamentos para a disenteria e um repelente de insetos.

#3 Antecipem o que vão fazer nas férias

Façam conjuntos: de acordo com as férias façam conjuntos para todos os dias e todas as noites, podem incluir a mesma peça em mais do que um conjunto, mas visualizem com antecedência a roupa que irão usar em cada ocasião.
- Praia e piscina – para as visitas a praia e piscina só precisam de umas havaianas, bikinis quanto bastem e os fantásticos páreos, se forem para um hotel ou resort não se preocupem muito com a roupa de dia, quanto mais leve e prática melhor.
- Visitas e excursões – em muitos destinos de férias é comum realizarem-se visitas e excursões a locais longe da praia, para estes dias convém ir previamente preparadas com roupa mais desportiva, levar um par de sapatilhas é aconselhável, calções e t-shirt é sempre melhor do que saias quando a visita envolve caminhadas.
- Jantares e saídas noturnas – como já falamos atrás pode haver necessidade de obedecer a dress code (convém informarem-se antes da viagem), mas mesmo que isso não aconteça convém levar roupas mais clássicas para a noite, vestidos e jumpsuits podem ser uma elegante solução, não se esqueçam dos saltos (mas já lá vamos).

#4 Tipo de vestuário a levar

Independentemente do destino existem dicas que devemos ter em consideração:
 Vestidos – se gostarem e tiverem um para cada dia levem vestidos porque para além de serem híper femininos, ficamos vestidas com uma só peça. Levem vestidos de praia, casuais e de noite.
Jumpsuits – são uma boa alternativa aos vestidos, curtos ou compridos podem ser usados de dia e de noite.
Saias e calções – duas vantagens, se optarem por cores neutras podem usa-las várias vezes com partes de cima distintas, em conjunto com o fato de banho ou biquíni ficam vestidas.
Calças – não sendo a primeira coisa que associamos às férias existem modelos em tecidos leves e frescos com estampados lindíssimos que combinados com uma blusa lisa fazem uns outfits fantásticos.
Casacos – um deverá ser suficiente

#5 Calçado e malas

Calçado
Se forem como eu que gosto de tudo a condizer aqui é que reside o problema, se conseguirem o ideal é:
- 1 Par de havaianas – para levar para a praia e a piscina
- 1 Sandálias rasas – para andar durante o dia ou com looks mais casuais à noite
- 1 Sandálias de salto alto – para usar com os modelitos mais chiques nas saídas nocturnas
- 1 Chinelos de quarto
- 1 Sapatilhas ou alpercatas

E agora perguntam vocês - Só?
Se escolherem bem a cor das sandálias deverá ser o suficiente, aconselho levarem ambas em cores neutras como branco, nude, camel ou preto cores que dão com tudo.

Malas
Outro problema, mas podem passar só com três coisinhas se, claro, as escolherem bem.
- 1 Saco de praia ou mochila (depende do tipo de férias)
- 1 Carteira XL ou M (assim para o grandita)
- 1 Carteira S
Sim, é possível o saco de praia é para usar nas idas à praia/piscina, a carteira XL/M para levar no avião e também nas visitas à cidade, caminhadas, a carteira S de preferência com tira-colo para as saídas noturnas deve ser elegante e bonita, mais uma vez escolham cores neutras e têm carteiras para todas as ocasiões.
Caso o saco de praia não tenha compartimentos juntem uma bolsinha com fecho para guardas as coisas mais frágeis e pequenas para não andarem soltas.

#5 Acessórios

- 1 ou 2 Echarpes para além de proteger do frio dão um toque especial ao visual
- 1 Chapéu para usar durante o dia
- 1 Óculos de sol, o vosso para favorito
- Lenços de tamanho médio, pesam pouco e podem ser usados como fita no cabelo, na carteira, nos chapéus, como cinto, enfim numa infinidade de situações.
- Brincos, colares, pulseiras e anéis, durante as idas à praia não são necessários, para as outras ocasiões escolham peças marcantes que possam fazer a diferença num look, pensem mais nas saídas à noite e escolham-nos de acordo com os conjuntos que selecionaram.

Cada destino de férias pede outfits diferentes, e mesmo levando poucas peças, se levarmos as peças certas vamos estar sempre perfeitas.
Ficam aqui algumas dicas de peças a usar nas diferentes zonas do nosso lindo planeta:

Mediterrâneo – Portugal, Espanha, Ilhas Gregas, Itália …

Quanto a vocês não sei mas sempre que penso na Grécia lembro-me de duas cores azul-cobalto e branco e de preferência combinados e porque não com riscas à mistura.
Turquesa, coral, amarelo e verde água são também cores que me remetem para o mar Mediterrâneo mas cores em bloco, não me seduzem os estampados.
Linhos e mais linhos, cores cruas, vestidos compridos e túnicas são outras tantas coisas que associo a estes destinos. Chapéus, lenços clássicos e óculos de sol vintage caem que nem uma luva a estes destinos.
Sabrinas e alpercatas e sacos de pano ou cestos completam o look.



São Tomé, Madagáscar, África do Sul, Zanzibar…

Quando penso nestes destinos ocorre-me logo a savana, os animais selvagens e as cores terra. Ou seja animal print é uma aposta segura podem apostar em estampados inspirados em felinos, répteis ou numa das tendências deste verão a listas inspiradas na zebra.



México, Miami, Republica Dominica, Bahamas, Tailândia, Malásia…

Cor, papagaios, palmeiras, flores, estampados super híper coloridos e garridos.
Verdes, amarelos, laranjas, rosas e vermelho-melancia, cores que dizem bem com destinos tropicais, misturem-nos com brancos, turquesa para condizer com o mar e coral para condizer com a areia.

 


Marrocos, Turquia, Tunísia, Índia…

Cores quentes, estampados e brocados, muito azul e dourado.
Túnicas, lenços e écharpes bordadas a dourado, castanhos, laranjas, coral.
Uma excelente oportunidade para misturar estampados étnicos sem medos.


Inspirem-se e tenham umas férias fantásticas.
Remenber to fly ❤
angelfly
https://www.facebook.com/angelfly.pt




Sem comentários:

Enviar um comentário